O VPS é um servidor privado de característica virtual, configurado em uma máquina física, dessa forma, oferecendo desempenho superior se comparado a um serviço de hospedagem de sites tradicional. É possível montar um servidor VPS em sua empresa ou em seu PC local.
Entretanto, isso irá requerer um conhecimento um pouco mais técnico. Neste artigo, explicaremos em detalhes como instalar um VPS em seu PC.
Em uma hospedagem tradicional, há vários usuários compartilhando os recursos do mesmo servidor. Enquanto em um VPS corporativo, a ferramenta de virtualização provê ao usuário recursos de processamento, memória, disco e rede de forma isolada na máquina física.
A Homehost oferece servidores VPS robustos e flexíveis para você alavancar seu negócio. Sendo ideal para empresas em crescimento. Na Homehost você terá seu VPS com IP no Brasil, online 24h. Tudo isso em uma infraestrutura corporativa e profissional.
Conteúdo
Para que serve um servidor VPS?
Ao montar um servidor VPS, você terá uma máquina capaz de armazenar dados e aplicações, sendo assim, isso permitirá que vários computadores usuários tenham acesso às informações de forma mais prática.
Sendo assim, um VPS é responsável por hospedar sites ou aplicações, garantindo que eles funcionem de forma mais eficiente e confiável do que em um servidor de ambiente compartilhado.
Como montar um servidor VPS?
Até aqui você já tem uma noção do que é o servidor VPS assim como suas principais vantagens como serviço. Portanto, agora é o momento de sabre como montar um servidor VPS em seu próprio PC local.
Para que você inicie a instalação do servidor VPS em seu computador local, primeiro instale o VirtualBox, ou se preferir, instale o Vmware, Xen ou outro virtualizador de sua preferência. Como escolha, iremos instalar o VirtualBox.
Como instalar o VirtualBox no Desktop Windows
Não há segredos para que você consiga instalar o VirtualBox no Windows. Basta seguir os passos indicados a seguir.
Passo 1: Vá até o site oficial de pacotes do VirtualBox através deste link
Passo 2: Faça o download do instalador em Windows Hosts.
Etapa 3: Vá até o local em que o instalador foi salvo e clique duas vezes para poder executá-lo.
Etapa 4: O assistente de instalação e configuração surgirá. Clique em avançar para continuar.
Etapa 5: Na janela seguinte, se preferir, você terá a possibilidade de escolher o que deseja instalar e onde deseja instalar. Do contrário, prossiga com a instalação padrão clicando em “Avançar”.
Etapa 6: Na próxima janela, você poderá conferir algumas caixas de seleção com alguns adicionais que a instalação criará. Deixe as opções marcadas e prossiga clicando em “Avançar“.
Etapa 7: A próxima janela tratará de avisar a você que haverá a instalação de um adaptador virtual de rede. Clique em Sim.
Etapa 8: Caso haja alguma dependência, uma janela semelhante a seguinte aparecerá. Clique em Sim.
Etapa 9: Enfim, clique em Instalar na janela final.
O tempo que a instalação irá levar dependerá do desempenho do seu computador.
Etapa 10: O Windows Security poderá solicitar uma confirmação da instalação. Clique em Instalar para prosseguir.
Etapa 11: Quando a instalação for finalizada, clique no botão “finalizar” para fechar a janela.
Observação: Para iniciar imediatamente, marque a caixa “Iniciar o Oracle VM VirtualBox”.
Enfim, você concluiu a instalação do VirtualBox no seu PC.
Porém, para o objetivo deste tutorial, que é a configuração do VPS, você precisará instalar o pacote de extensões do VirtualBox. Portanto, vamos às etapas dessa instalação a seguir
Como instalar a extensão do Virtualbox no Windows
O pacote de extensão é responsável por aprimorar os principais recursos que a instalação padrão do VirtualBox oferece. Contém por exemplo, suporte a VRDP, criptografia de disco AES, integração em nuvem, entre outros recursos.
Vejamos a forma de instalar o pacote de extensão do VirtualBox no Windows.
Etapa 1: Acesse a página de download do VirtualBox através dessa URL
Etapa 2: Localize a seção “VirtualBox Extension Pack”, clique na opção “Todas as plataformas suportadas”. Dessa forma, você irá baixar o pacote mais recente e poderá salvá-lo aonde preferir.
Etapa 3: Navegue até o local em que o arquivo baixado foi salvo e clique duas vezes para executá-lo.
Passo 4: Na janela em que se abriu, clique em Avançar.
Etapa 5: Na janela seguinte, você terá a possibilidade de escolher o que instalar. Mantenha as opções padrões e clique em “Avançar”.
Etapa 6: Na próxima janela, você terá a possibilidade de habilitar atalhos e associações de arquivos. Após marcar ou desmarcar o que deseja, clique em Avançar.
Etapa 7: Na próxima janela haverá um aviso referente à interfaces de rede. Nessa etapa da instalação haverá a configuração de um adaptador de rede virtual. Clique em Sim para prosseguir.
Etapa 8: Caso haja alguma dependência a ser instalada, o VirtualBox a fará. Então, clique em Sim.
Etapa 9: Clique em Instalar.
Etapa 10: Se no decorrer da instalação aparecer um aviso de segurança do Windows, você clicar em Instalar para prosseguir.
Selecione a caixa “Sempre confie no software da Oracle Corporation”, evitando que este aviso se repita.
Etapa 11: Após finalizar, clique em Concluir.
Dica: Para iniciar o VirtualBox imediatamente após finalizar a instalação, selecione a caixa “Iniciar Oracle VM VirtualBox”
Como podemos ver, tanto a instalação básica do VirtualBox quanto a instalação da extensão são bastante semelhantes.
Escolha o Sistema Operacional para montar um servidor VPS
Servidores baseados em softwares de código aberto, como por exemplo a pilha LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP), são amplamente recomendadas, principalmente por sua compatibilidade e segurança com os gerenciadores de conteúdo mais conhecidos e completos do mercado.
Portanto, iremos usar como base a pilha LAMP, outros softwares como Nginx e Postgres não são abordados.
Como opção de escolha em sistema operacional, vamos utilizar a versão mais recente do Linux Ubuntu.
Como fazer a instalação de um VPS
Com o VirtualBox instalado e aberto em seu computador, vá no menu Máquina > Novo.
Em “Nome”, coloque o nome que deseja para a VPS. No campo “Pasta” indique o caminho da pasta em que a VPS ficará instalada. Em “Imagem ISO” informe o caminho em que se encontra o arquivo de instalação do Linux. Em seguida, clique em “Próximo”.
Na tela seguinte, preencha com o nome de usuário e senha que usará para fazer logon na VPS. Não preencha o nome de usuário como root ou admin. Então, clique em “Próximo”.
Defina o tamanho que deseja que o disco tenha, de preferência o dobro do tamanho mínimo e clique em “Próximo”.
A partir daí, basta você aguardar para que a instalação do Ubuntu se conclua.
Agora, será o momento de alterar e configurar a conexão de rede do VPS.
Selecione a máquina que instalou, em seguida, clique em “Configurações”.
Na janela em que se abriu, do lado esquerdo, selecione “Rede” na aba “Adaptador 1”, Em “Conectado a:” altere de “NAT” para “Placa em Modo Bridge”.
Em “Nome” selecione a placa de rede de seu computador local, responsável por sua conexão com a internet.
Clique na opção “Avançado” para expandi-la. Em “Modo Promiscuo” selecione a opção “Permitir Tudo”.
Mantenha a caixa “Cabo Conectado” selecionada.
Clique em OK para salvar as alterações.
Escolha um gerenciador para o VPS (opcional)
Para gerenciar o servidor, você pode instalar o Aapanel ou Virtualmin, dentre os quais são soluções que possuem recursos para configurar e administrar vários servidores VPS de forma simultânea.
Ao optar por instalar um deste tipo de gerenciador, não instale nenhum software da pilha LAMP, pois, você fará a instalação deles através do gerenciador que instalou.
Publique e administre sites
Por fim, para você publicar sites, recomendamos que faça uso de algum CMS popular como o WordPress ou Drupal. Os CMS não necessitam de conhecimento prévio em programação ou desenvolvimento.
Você pode acessar o servidor VPS usando o Putty ou outro aplicativo similar de SSH.
Os melhores Servidores VPS estão na Homehost
Como você pôde conferir, ter servidor VPS é muito vantajoso. Segurança, disponibilidade e capacidade são alguns dos destaques. Entretanto, no decorrer deste tutorial ficou evidente que, para montar VPS do zero, é preciso dominar certo conhecimento técnico.
Com os servidores VPS da Homehost, você publica seus sites e aplicações de forma mais ágil e fácil, sem se preocupar em configurar a infraestrutura do zero.
Considerações finais
Portanto, neste artigo abordamos os fundamentos sobre VPS e como montar “VPS caseira”. Então, comparamos as vantagens de se ter um VPS em comparação à hospedagem padrão. Por fim, enumeramos todos os passos necessários para você montar VPS por conta própria.