Conteúdo
Se você está com dificuldades para desativar plugins do WordPress, então este é o artigo que você precisa!
Uma das formas mais simples para desativar plugins no WordPress é através do Painel administrativo do seu site, ou seja, através do WP-Admin. Portanto, você poderá aprender neste artigo como desativar desta forma. No entanto, caso esteja encontrando problemas para acessar o painel administrativo ou com algum erro durante a desativação, saiba que existem outras formas de desativar os plugins no WordPress!
Atualmente, a maioria dos servidores de hospedagem contam com painéis administrativos. Aqui na HomeHost, utilizamos o cPanel e o DirectAdmin. Dessa forma, você encontra um painel completo para administrar sua hospedagem com poucos cliques!
Ambos os painéis trazem consigo o Auto Instalador Softaculous. Através do Softaculous você pode instalar, desinstalar e gerenciar diversas aplicações na sua hospedagem de forma simples. Nos servidores mais atualizados, como os da HomeHost, o Softaculous traz consigo o WordPress Manager, uma forma simples de gerenciar suas instalações do WordPress. E, com isso, você poderá desativar seus plugins WordPress de forma bem rápida, simples e segura!
Para quem prefere os serviços de FTP, você também aprenderá aqui como desativar os plugins utilizando o cliente FTP.
E, para finalizar com chave de ouro, aprenderá também como desativar os plugins utilizando o próprio banco de dados através do phpMyAdmin (e ensinaremos também como acessá-lo através do cPanel e do DirectAdmin).
Dessa forma, aproveite esse tutorial completo e aprenda diversas formas para desativar plugins no WordPress.
Como desativar plugins no WordPress com o WordPress Manager no Softaculous (Recomendado)
Uma das melhores formas de lidarmos como nossas instalações do WordPress é através do WordPress Manager no Softaculous. Com o WordPress Manager, podemos gerenciar nosso WordPress de forma simples e rápida! E o melhor de tudo, serve tanto para painel cPanel quanto para o painel DirectAdmin.
Devido a praticidade, simplicidade e confiabilidade do WordPress Manager no Softaculous, recomendamos este método para desativar os plugins do WordPress.
Como acessar o painel Softaculous
Mostraremos a seguir como acessar o Softaculous tanto no cPanel como no painel DirectAdmin.
Acessando o Softaculous pelo cPanel
Inicialmente, acesse o seu Painel cPanel. Uma forma rápida de encontrar o Softaculous é indo até a barra de pesquisa e digitando “softaculous”.
Portanto, clique sobre a opção “Softaculous Apps Installer” para abrir o painel do Instalador Softaculous.
Acessando o Softaculous pelo DirectAdmin
Inicialmente, acesse o seu Painel DirectAdmin.
Posteriormente, na barra lateral, navegue até o menu.
Em seguida, uma forma rápida de encontrar o Softaculous é indo até a barra de pesquisa e digitando “softaculous“.
Clique sobre o “Softaculous Auto Installer” para abrir o painel do Instalador Softaculous.
Acessando o WordPress Manager
Inicialmente acesse o seu painel do Softaculous, conforme mostrado anteriormente.
Em seguida, observe que na barra superior há um atalho para o WordPress Manager, representado pelo ícone do WordPress.
Após clicar nesta opção, você será direcionado para o painel do WordPress Manager.
No painel principal do WordPress Manager, encontrará a Lista com todas as instalações do WordPress realizada dentro do seu servidor. Para ampliar as opções, clique sobre o ícone de “Seta para baixo” encontrado à direita, como no exemplo abaixo:
Ao ampliar, você poderá ver diversas Informações do Site, além de opções disponíveis pelo WordPress Manager.
Para gerenciar os Plugins do WordPress e, assim, desativa-los, clique sobre o botão “Manage Plugins”.
Em seguida, abrirá uma caixa contendo os plugins instalados no seu WordPress.
Observe como é simples ativar e desativar os plugins! Basta clicar sobre o slider de status, para ativar ou desativar o plugin!
Ao clicar no slider, uma mensagem deverá aparecer informando que o plugin foi desativado (ou ativado) com sucesso!
Para sair, basta clicar sobre o botão “Close“.
Pronto! Dessa forma, você acaba de desativar os plugins do WordPress utilizando o WordPress Manager no Softaculous, uma forma simples, rápida e segura de gerenciar seus plugins e sua instalação do WordPress!
Como Desativar Plugins do WordPress através do WP-Admin
O método mais comum e mais simples para desativar plugins no WordPress é através do próprio painel administrativo do seu site, bastando fazer login no WordPress normalmente. E é mais simples do que instalar plugins!
Portanto, utilize o WP-Admin para acessar o painel. Caso não se lembre como fazer isso, basta acrescentar “/wp-admin” a URL do seu site!
Em seguida, realize o login no painel com suas credenciais. Pronto! Agora você está no painel administrativo do WordPress!
Para acessar os plugins, utilize a navegação na barra lateral do painel. Navegue até “plugins” e, em seguida, “plugins instalados“.
Nesta página, você poderá verificar e administrar todos os plugins que estão instalados no seu WordPress.
Portanto, agora basta encontrar qual o plugin que você deseja desativar. Em seguida, basta clicar na opção “Desativar“, como no exemplo abaixo.
Pronto! Agora o seu plugin está devidamente desativado! Caso deseje ativa-lo novamente, basta clicar em “ativar“.
Este é o método mais simples e comum de se utilizar para administrar os plugins no WordPress. Porém, é possível que você esteja tendo problemas e erros ao tentar fazer isso, seja por alguma falha do próprio WordPress ou no plugin. Caso este seja o seu caso, analise as demais opções desse tutorial para resolver o seu problema!
Desativar plugins pelo gerenciador de arquivos do cPanel
Dica
Em servidores modernos como o da HomeHost, o cPanel traz a versão mais atualizada do Softaculous que conta com o WordPress Manager. Recomendamos usar ele para desativar plugins.Uma das alternativas para desativar os plugins do WordPress, é acessando seu diretório raiz e o diretório de instalação dos plugins para realizar algumas alterações. Portanto, uma forma de fazer isso é utilizando o próprio gerenciador de Arquivos do cPanel!
Inicialmente, acesse o seu Painel cPanel.
Em seguida, navegue até a opção Gerenciador de Arquivos.
Após clicar na opção, abrirá uma nova página. Agora você estará no seu gerenciador de Arquivos do cPanel. Navegue ate o diretório de instalação do WordPress. Geralmente, este arquivos se encontram na pasta public_html.
Após acessar o diretório de instalação do WordPress, navegue para dentro do diretório wp-content.
Desativando os plugins WordPress
Após acessar o diretório wp-content, observe que neste há diversas pastas. A pasta referente ao diretório de instalação dos plugins é a “plugins“.
Para poder desabilitar os plugins do WordPress, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta plugins e selecione a opção de renomear, ou “rename“
Em seguida renomeie a pasta para “plugins_old“.
Para poder efetivar a ativação é extremamente importante que você acesse novamente o seu painel do WordPress, ou seja, o Wp-Admin. Observe que ao fazer isso, e tentar acessar a página dos plugins, aparecerá diversas mensagens de erro, informando que os plugins não existem. Também observe que os plugins não aparecem mais na listagem.
Pronto, agora basta retorna ao seu Gerenciador de Arquivos e renomear a pasta plugins_old novamente para plugins, removendo o _old do nome da pasta. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta, em seguida em “rename“.
Digite o nome plugins.
Pronto, agora todos os plugins do WordPress estão desativados! Observe que ao acessar novamente a página do Wp-Admin, todos os plugins instalados estarão de volta na lista, porém desativados.
Desativar plugins pelo gerenciador de arquivos do DirectAdmin
Dica
Em servidores modernos como o da HomeHost, o DirectAdmin traz a versão mais atualizada do Softaculous que conta com o WordPress Manager. Recomendamos usar ele para desativar plugins.Se seu servidor de Hospedagem utiliza o DirectAdmin como painel administrativo, então esse tópico é para você. Uma das alternativas para desativar os plugins do WordPress, é acessando seu diretório raiz e o diretório de instalação dos plugins para realizar algumas alterações. Portanto, uma forma de fazer isso é utilizando o próprio gerenciador de Arquivos do DirectAdmin!
Inicialmente, acesse o seu painel DirectAdmin.
Em seguida, localize na barra lateral a opção “Informações de Sistema e Arquivos“, selecione a opção Gerenciador de Arquivos.
Logo após, você será redirecionado ao Gerenciador de Arquivos do DirectAdmin. Portanto, navegue até o diretório de instalação do WordPress. Geralmente é a própria pasta public_html.
Dentro do diretório do WordPress, localize o diretório Wp-Content.
Desativando os plugins WordPress
Após acessar o diretório wp-content, observe que há diversas pastas. Entre elas, há a pasta onde ficam instalado todos os plugins.
Portanto, selecione a pasta “plugins” e clique com o botão direito sobre ela. Em seguida clique na alternativa de “renomear“.
Renomeie a pasta para algo como “plugins_old“.
Para poder efetivar a ativação é extremamente importante que você acesse novamente o seu painel do WordPress, ou seja, o Wp-Admin. Observe que ao fazer isso, e tentar acessar a página dos plugins, aparecerá diversas mensagens de erro, informando que os plugins não existem. Também observe que os plugins não aparecem mais na listagem.
Em seguida, acesse novamente o diretório do wp-content no seu gerenciador de arquivos. Localize a pasta plugins_old, e clique com o botão direito sobre ela. Em seguida, clique sobre a opção Renomear.
Por fim, renomeie a pasta para seu nome original: “plugins“.
Parabéns! Você acaba de desativar todos os plugins do WordPress! Dessa forma, observe que ao acessar novamente a página do Wp-Admin, todos os plugins instalados estarão de volta na lista, porém desativados.
Como Desativar os Plugins no WordPress Utilizando cliente FTP
Uma das alternativas para desativar os plugins do WordPress é acessando o diretório de instalação dos plugins. Dessa forma, você pode utilizar um Cliente FTP.
Durante este tutorial, utilizamos o cliente de FTP FileZilla. Entretanto, se você utiliza outro cliente FTP, provavelmente será muito parecido com o descrito aqui.
Conectando-se ao servidor FTP com FileZilla
Inicie o programa do FileZilla.
Digite as informações de Host, usuário, senha e porta do FTP do seu servidor de hospedagem e sua conta FTP. Em seguida, finalize clicando sobre o botão “Quickconnect“.
Caso apareça algo para aceitar certificado, pode clicar em ok.
Se tudo ocorrer corretamente, você estará conectado ao seu servidor FTP, e a aba de “Remote site” estará parecido como no exemplo abaixo:
Desativando os plugins no WordPress através do FileZilla FTP
Inicialmente, navegue para o diretório de instalação do wordpress. Geralmente, é o próprio diretório “public_html“.
Em seguida, navegue para dentro do diretório wp-content.
Neste diretório, contem diversas pastas, dentre elas a pasta “plugins“, que é o diretório de instalação dos plugins wordpress.
Portanto, clique com o botão direito sobre ela e selecione a opção de renomear, ou “rename“. Renomeie esta pasta para algo como plugins_old.
Para poder concluir esta etapa é extremamente importante que você acesse novamente o seu painel do WordPress, ou seja, o Wp-Admin. Observe que ao fazer isso, e tentar acessar a página dos plugins, aparecerá diversas mensagens de erro, informando que os plugins não existem. Também observe que os plugins não aparecem mais na listagem.
Pronto, agora basta retornar ao Filezilla e renomear a pasta plugins_old novamente para plugins. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta, em seguida em “rename“. Renomeie para “plugins“.
Parabéns! Você acaba de desativar todos os plugins do WordPress! Portanto, observe que ao acessar novamente a página do Wp-Admin, todos os plugins instalados estarão de volta na lista, porém desativados.
Desativando os plugins através do Banco de Dados utilizando phpMyAdmin
Outra forma para Desativar os Plugins do WordPress é através do Banco de Dados. Durante a instalação do WordPress, você deve lembrar que foi necessário criar um Banco de Dados MySQL, onde ficam armazenado todos os dados do seu site. Portanto, neste tópico, você vai aprender como acessar o banco de dados utilizando o phpMyAdmin e em seguida desativar todos os plugins WordPress através dele.
Vale ressaltar que recomendamos que antes de realizar qualquer alteração, você mantenha um backup da sua base de dados salvo.
A forma de acesso ao phpMyAdmin depende do seu painel de controle. Explicaremos a seguir como accessar pelo painel cPanel e pelo DirectAdmin.
Acessando o phpMyAdmin através cPanel
Acessar o painel do phpMyAdmin através do cPanel é bem simples!
Inicialmente, acesse o seu painel cPanel.
Em seguida, localize a opção “phpMyAdmin” em Banco de Dados.
Portanto, clique sobre esta opção, e você será redirecionado diretamente para o painel do phpMyAdmin.
Acessando o phpMyAdmin através DirectAdmin
Acessar o painel do phpMyAdmin através do DirectAdmin é simples e fácil! Inicialmente, acesse o seu painel DirectAdmin.
Na barra lateral do painel, navegue para “Recursos extras” e selecione a opção “phpMyAdmin“. Em seguida, você será redirecionado para o painel do phpMyAdmin.
Desativando os plugins através do phpMyAdmin
Através do phpMyAdmin, você pode gerenciar os Bancos de Dados MySQL do seu servidor.
Observe que na lateral esquerda, haverá a lista contendo os seus Bancos de Dados. Portanto, clique sobre o Banco de Dados que você utilizou na instalação do seu WordPress. No exemplo abaixo, utilizamos o banco de dados hosped03_teste para instalar o wordpress, portanto, clicamos sobre ele.
Em seguida, selecione a tabela de “options“. No nosso exemplo, utilizamos o prefixo wp, então a tabela é a wp_options.
Na tabela de opções do WordPress, há um registro dos plugins ativos no WordPress, chamado de “active_plugins“. Portanto, navegue até esta opção. Geralmente ele se encontra na segunda página se estiver usando as configurações padrões. Em seguida, clique sobre a opção “Edita” ou “edit“.
Posteriormente, na pagina de edição do active_plugins, perceba que há uma opção chamada de “option_value“. Nesta opção estará o registro de todos os plugins ativados no seu wordpress. Portanto, basta editar o conteúdo deste valor para “a:0:{}“.
Por fim, clique sobre o botão “executar“.
Dessa forma, você desativa todos os plugins do WordPress! Observe então, que, se voltar para a página de plugins do seu wp-admin, todos os seus plugins estarão desativados.