Neste tutorial explicaremos o passo a passo para você se conectar ao banco de dados MySQL usando o Heidi SQL. Através desta aplicação, você pode gerenciar todos os seus bancos de dados a partir do seu desktop. Possui uma interafce visual bastante fácil e intuitiva, e é uma das aplicações mais usadas no mundo. Você pode fazer neste link o download do Heidi SQL.
Importante: Primeiramente, você precisa criar um banco de dados MySQL. Em seguida, precisa habilitar o acesso remoto ao MySQL. Por segurança, o cPanel cria os bancos de dados MySQL sem a permissão de acesso remoto. É basante simples habilitar este acesso.
O Heidi é uma ferramenta muito similar ao phpMyAdmin e DBeaver. A diferença básica para o phpMyAdmin é que o Heidi é instalado em seu desktop (Windows, Linux ou MAC). Enquanto isso, o phpMyAdmin é baseado em PHP e funciona via web, e não requer instalação de softwares.
Tópicos deste artigo:
- Conectando ao MySQL usando o Heidi SQL
- Criando uma nova tabela no MySQL
- Inserindo um novo registro em uma tabela
- Apagando um artigo
- Consultando dados em uma tabela
- Conclusão
Conectando ao MySQL usando o Heidi SQL
Primeiramente, abra o Heidi SQL. Nos campos Servidor/IP digite o endereço IP (ou hostname) do servidor MySQL. No campo usuário, digite o nome do seu usuário. E no campo senha, sua senha do usuário MySQL. Em seguida, clique Abrir.
Pronto! Ao ver esta tela, a conexão foi feita com sucesso. O Heidi SQL já está conectado ao servidor MySQL. Na imagem a seguir, marcamos em vermelho o seu banco de dados. Aparecerão na parte esquerda, os nomes de todos os bancos de dados existentes no servidor. Caso tenha dificuldades para se conectar, verifique se há um possível bloqueio no firewall do seu servidor.
Clique sobre o nome do seu banco de dados. No nosso exeplo, clicaremos em meusitem_nomedobanco.
Criando uma nova tabela no MySQL
Primeiramente, explicaremos o processo de criação de uma nova tabela no MySQL. O Heidi SQL facilita muito o processo de criação de uma tabela. Dessa forma, na janela a direita clique com o botão direito. Em seguida, clique em Criar novo. Depois clique em Tabela.
No espaço Nome, digite o nome da sua tabela. Por exemplo, nossa tabela irá chamar clientes.
Vamos agora criar os campos da tabela. Em seguida, clique em Adicionar.
Digite o nome do campo. Por exemplo, o primeiro campo que estamos criando se chamará nome. Ao lado, em Tipo de dados, escolha o tipo de conteudo que terá o campo.
Os tipos de dados mais usados no MySQL são:
- VARCHAR, que é usado para campos de texto curtos.
- TEXT, muito usado para campos de texto longos.
- INT, usado para números inteiros pequenos.
- FLOAT, usado para números decimais (por exemplo, preço).
- DOUBLE, usado para números inteiros grandes.
Agora, repita o processo para adicionar os outros campos em sua tabela. Por exemplo, estamos criando uma tabela de cadastro de clientes. Criamos nela os seguintes campos: Nome, Telefone, Data_nascimento e Email. Por fim, clique em Salvar.
Pronto! Nossa tabela Clientes já está criada pelo Heidi SQL.
Inserindo um novo registro em uma tabela
O Heidi SQL possui uma interface bastante fácil e rápida para criarmos e gerenciarmos os dados do MySQL. Primeiramente, clique a esquerda sobre o nome da tabela. Por exemplo, vamos inserir um registro em nossa tabela Clientes. Clicaremos, então, em clientes.
Na tela a direita, clique com o botão direito. Em seguida, clique em Inserir registro.
Agora, digite os dados abaixo de cada campo. Basta clicar no espaço em branco, como mostra a imagem, e digitar os dados. Ao final, quando preencher o último campo, o registro estará inserido!
Apagando um registro
Primeiramente, clique na tabela em que deseja apagar dados, na tela a esquerda. Em seguida, clique sobre o registro que deseja apagar. Por fim, clique em Apagar registros selecionados.
Pronto! O registro em questão será apagado. Atenção, pois este processo é irreversivel. Tanto no Heidi como em outros softwares, tome muito cuidado ao apagar dados.
Consultando dados em uma tabela
O Heidi SQL possui uma interface similar a do Mysql Front. Para consultar dados cadastrados em uma tabela, basta clicar a esquerda no nome da tabela. Por exemplo, vamos clicar na tabela Clientes (em azul na imagem). Em seguida, vamos clicar em Dados, conforme indicado em vermelho.
Por fim, aqui estão os dados cadastrados na tabela Clientes.
Conclusão
O Heidi SQL é uma ferramenta de gerenciamento de banco de dados estável e robusta. Muito similar ao MySQL Front, porém um pouco mais dificil de usar. Contudo, caso prefira um sistema de gerenciamento mais simples e fácil de usar, recomendamos o phpMyAdmin. Por sua vez, este já vem pré instalado no painel de controle, e não requer a instalação de aplicativos.