Neste artigo vamos conhecer a função PHP Explode, uma função capaz de separar strings em uma array. Portanto, veremos aqui os seguintes tópicos:
- O Que é o PHP Explode
- Sintaxe Básica do PHP Explode
- Alguns exemplos
- Ex. 01
- Ex. 02
- Ex. 03 – determinando um limite
- Ex. 04 – determinando um limite negativo
O Que é o PHP Explode
O PHP Explode é uma função do PHP que separa uma variável do tipo string em um array. Diante disso, basicamente o que essa função faz é pegar uma string (variável do tipo caracteres, texto) e separar elas, utilizando um separador. Portanto, podemos, por exemplo, separar uma frase a cada palavra, utilizando o espaço como separador.
Esta função está presente desde a versão 4 do PHP. Pouco tempo depois, recebeu o parâmetro limite como adicional na versão 4.0.1. Posteriormente recebeu também suporte a valores negativos para o parâmetro limite no php 5.1.0. Você pode saber mais sobre o PHP em nosso artigo sobre o que é o PHP.
Sintaxe Básica do PHP Explode
A sintaxe básica do PHP Explode é:
explode("separador",string, limite)
Vejamos então as seguintes descrições dos parâmetros apresentados a sintaxe básica:
Parâmetro | Descrição |
---|---|
separador | Uso obrigatório. É o parâmetro onde será separada a string. Não é permitido valores nulos |
String | Uso obrigatório. Receberá a string, que será “explodida” |
Limite | Se limite é definido, o array retornado irá conter o máximo de elementos igual ao limite com o último elemento contendo o resto da string. Porém, se o parâmetro limite é negativo, todos os componentes exceto o último -limite são retornados. Portanto, seu uso é opcional |
Contudo, você pode estar vendo mais a respeito do PHP Explode na documentação oficial do PHP ou ainda através do artigo da W3C Schools.
Alguns exemplos
Vamos agora ver alguns exemplos práticos, dessa forma ficará melhor o entendimento sobre está função.
Exemplo 01
Inicialmente vamos pegar uma variável contendo a string “olá mundo, o dia está bonito” e vamos usar na função php explode o valor “espaço” como separador. Vamos então ver o que será retornado, através da função print_r:
<!DOCTYPE html> <html> <head> <title>Função PHP Explode</title> <meta charset="utf-8"> </head> <body> <?php $string = "olá mundo, o dia está bonito."; print_r (explode(" ",$string)); ?> </body> </html>
Dessa forma, teremos como retorno na tela conforme a imagem abaixo:
Observe que o resultado foi exatamente como esperado. A cada espaçamento da frase contida na $string, recebemos então, uma chave com um valor string dentro da array.
Exemplo 02
Vamos agora utilizar um pequeno texto como variável string:
$texto= "O dia está lindo. Porém, esta chovendo. Portanto, esta fazendo frio.";
Porém, dessa vez, vamos usar como separador o “.”. Portanto, teremos como resultado uma array contendo chaves, cada uma delas com um frase do nosso texto acima. Vejamos o exemplo abaixo:
<!DOCTYPE html> <html> <head> <title>Função Explode</title> <meta charset="utf-8"> </head> <body> <?php $texto="O dia está lindo. Porém, esta chovendo. Portanto, esta fazendo frio."; print_r (explode(".",$texto)); ?> </body> </html>
Dessa forma, teremos como resultado uma array com 3 chaves contendo cada uma de nossas frases separadamente. Porém, observe que, por nossa última frase também conter um “.”, a função explode do PHP gera no nosso array uma quarta chave de índice 3 só que com uma string vazia. Portanto, vejamos nosso exemplo como na imagem abaixo:
Exemplo 03 – determinando um limite
Neste exemplo, vamos agora explorar a função Explode, porém, com um limite. Vamos utilizar a mesma string do exemplo 01, porém dessa vez vamos incluir o limite 3 e ver o resultado:
<!DOCTYPE html> <html> <head> <title>Função Explode</title> <meta charset="utf-8"> </head> <body> <?php $string = "olá mundo, o dia está bonito."; print_r (explode(" ",$string,3)); ?> </body> </html>
Dessa vez, nosso resultado será apenas 3 chaves, onde a primeira conterá a primeira palavra, assim como a segunda conterá a segunda palavrar. Porém, a terceira, por causa de nosso limite 3, conterá todo o resto da string. Vejamos então o resultado do nosso exemplo de php explode com limite na imagem abaixo:
Exemplo 04 – determinando um limite negativo
observe que no nosso exemplo 01, o resultado foi um array com 6 valores (chaves de 0 a 5). Portanto, vamos utilizar novamente a mesma string como exemplo. Contudo, dessa vez, vamos utilizar um limite negativo. Quando fazemos isso, é como se disséssemos ao PHP que remova aquela quantidade de valores da nossa array. Portanto, se usarmos -2 como parâmetro limite, os 2 últimos valores da nossa array serão removidos. Vejamos então o exemplo abaixo para melhor compreensão:
<!DOCTYPE html> <html> <head> <title>Função Explode</title> <meta charset="utf-8"> </head> <body> <?php $string = "olá mundo, o dia está bonito."; print_r (explode(" ",$string,-2)); ?> </body> </html>
Dessa forma, observe que o resultado agora será um array com apenas 4 valores, e não mais 6. Observe ainda, que os valores removidos foram os dois últimos.