Você já pensou no por que criar um site profissional nos dias atuais? Muitas vezes pensamos que apenas com as mídias sociais já temos uma grande forma de divulgação. Porém neste artigos vamos lhe mostrar o por que criar um site profissional, suas principais vantagens e desvantagens, assim como ensinar alguns passos básicos para ter seu próprio site. Portanto, veremos os seguintes tópicos:
Conteúdo
O que é um site profissional?
Um site profissional nada mais é que um site para sua marca pessoal ou empresa com um determinado objetivo. Geralmente um site profissional tem como objetivos aumentar a credibilidade de sua empresa, assim como garantir que sua empresa tenha visibilidade no mundo digital e globalizado. Através deles é possível também divulgar serviços, produtos, ou até mesmo conteúdo e informação. Também são sites que permitem a criação de um comércio virtual. Enfim, existem diversos tipos de sites profissionais com diversos objetivos que veremos mais a frente.
Vídeos de exemplos sobre como criar um site profissional
Como criar um site usando um construtor de sites
Como criar um site profissional no WordPress
O que é preciso para ter um site profissional
Vamos agora saber os três passos que você precisa para criar e ter um site profissional funcionando na internet.
Domínio
O domínio é o endereço do seu site na internet. Existem domínios gratuitos, porém para criar um Site Profissional, não são recomendados, pois, não passam confiança e nem credibilidade. Recomendamos o uso de domínios com a extensão .com ou .com.br. Escolha um nome de domínio relevante, memorável e relacionado ao seu negócio. Certifique-se de que o nome de domínio esteja disponível e registre-o em um serviço de registro de domínio. A escolha de um bom domínio é essencial para o sucesso da sua empresa no mundo digital, na internet.
Hospedagem
A hospedagem é o local em que ficam armazenados todos os arquivos do seu site. Dessa forma, garante que seu site fique no ar 24 horas por dia. Ou seja, é o servidor em que o seu site fica hospedado. Na Homehost você encontra diversos planos de hospedagem para você escolher a que melhor atende a suas necessidades.
O seu site
Agora que já possui um Domínio e uma Hospedagem, basta colocar os arquivos do seu site no servidor da sua hospedagem . Existem diversas formas de estar criando um site. Você pode estar utilizando a linguagem de marcação de hipertexto (HTML). Temos inclusive um artigo sobre o Básico do HTML. Também é bom entender sobre CSS caso utilize o HTML5, para poder estilizar sua página. Outra linguagem de programação muito utilizada na web é o PHP. Você também pode estar utilizando algum CMS, como o próprio WordPress, que não exige tanto conhecimento sobre programação. Portanto, existem diversas formas de construir seu site, porém o mais recomendado é que esteja contratando um bom profissional para criar seu site profissional. Com certeza o valor investido valerá a pena.
Ferramentas mais usadas para se criar um site profissional
- Plataformas de criação de sites: Há uma variedade de plataformas de criação de sites, como WordPress. Essas plataformas oferecem interfaces amigáveis e recursos de arrastar e soltar, permitindo que pessoas sem conhecimento de programação desenvolvam sites com facilidade.
- Desenvolvimento personalizado: Para um controle total sobre o design e funcionalidades do seu site, você pode optar pelo desenvolvimento personalizado. Nesse caso, você contrata um desenvolvedor web ou equipe de desenvolvimento para criar um site sob medida, usando linguagens de programação como HTML, CSS, JavaScript, PHP, entre outras. Os sites profissionais mais complexos, normalmente contam com um desenvolvimento customizado.
- Frameworks e CMS (Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo): Utilizar frameworks como Laravel, Django ou Ruby on Rails, ou CMS como Drupal ou Joomla, oferece estruturas pré-construídas e funcionalidades avançadas para agilizar o desenvolvimento de um site personalizado.
- Construtores de sites online: Além das plataformas de criação de sites mencionadas acima, existem construtores de sites online como Elementor, Divi e Webflow, que permitem a criação visual de sites com maior flexibilidade e controle do design em comparação com as plataformas de criação de sites tradicionais.
- Templates e temas pré-fabricados: Uma opção popular é utilizar templates ou temas pré-fabricados disponíveis para plataformas como WordPress ou Joomla. Esses templates oferecem designs profissionais e podem ser personalizados de acordo com suas necessidades, economizando tempo e esforço no desenvolvimento. É possível customizar o visual, imagens, conteúdo, favicon, etc.
Independentemente do método escolhido, é importante considerar suas necessidades e objetivos, o nível de personalização desejado, o orçamento disponível e sua familiaridade com tecnologias web. Cada opção tem suas vantagens e desvantagens, e é fundamental selecionar a abordagem que melhor se adeque às suas necessidades específicas.
Por que criar um site profissional
No mercado globalizado atual, não ter um site para sua empresa ou marca pessoal fará com que você não tenha visibilidade na internet. Ou seja, isso representa uma grande diminuição na quantidade de clientes, quanto menos visível você for, menor a quantidade de clientes.
Hoje em dia é fundamental que sua empresa esteja presente na internet. E através disso é possível realizar a divulgação de serviços, produtos, de um portfólio, de conteúdo e muito mais. Dessa forma, você ainda permite que as pessoas lhe encontrem apenas buscando em serviços de busca como o Google. Seu site é como seu cartão de visitas no mundo digital! Por isso é tão fundamental ter um site profissional hoje em dia.
Vamos citar abaixo as principais vantagens e também desvantagens de se criar site profissional nos dias atuais.
Benefícios
- Alcance e visibilidade de qualidade, permitindo aproveitar os sistemas de buscas e palavras chaves;
- Causa uma melhor impressão do cliente com sua empresa. Portanto, ter um site profissional, garante maior credibilidade e confiança para o cliente;
- Geralmente, antes de fechar um negócio ou solicitar um orçamento, é justamente o site o local em que o cliente costuma se informar;
- A longo prazo, um site traz melhores resultados que qualquer mídia social;
- Com um site, você tem controle de tudo e poder fazer diversas coisas, como testes, mensurar dados, analisar o comportamento do usuário e muito mais;
- Um site costuma ter maior conversão de vendas, afasta curiosos e atrai clientes mais qualificados para a compra. Isso ocorre, pois, quando a pessoa busca por seu site, ou o acessa, ela já tem em mente o objetivo final, ou produto final ao qual deseja, diferentemente das redes sociais;
- Para uma empresa, vale muito mais apena investir um valor como R$6000,00 em um site, de uma só vez (ou parcelado), do que estar contratando um vendedor e gastando esse mesmo valor mensalmente. Muito provavelmente, com um site bem feito, suas vendas serão muito superiores.
- O WordPress é uma ferramenta gratuita e poderosa para gerenciamento de conteúdo. Com ele, podemos ter sites escolhendo centenas de templates.
- O plugin WooCommerce do WordPress lhe permite criar uma site com loja virtual grátis.
O que você deve ter atenção ao criar um site
- Diferente das mídias sociais, um site costuma ter um custo fixo com hospedagem. Porém, hoje em dia é possível encontrar planos extremamente acessíveis, como na HomeHost;
- Também possui um custo para o registro de um domínio. Porém, esse valor costuma ser anual, e geralmente possui um custo baixo. Existem também pacotes oferecidos pela própria Homehost para lhe auxiliar a possuir seu domínio próprio;
- Apesar de existirem diversas formas de criar um site, desde o desenvolvimento em HTML ou PHP, ou outras linguagens, até mesmo utilizando ferramentas parar criar site profissional, ainda assim, criar um bom site profissional demanda de tempo e de algum conhecimento. O mais recomendado é que contrate um profissional para exercer essa função;
- Pode ser impactado pelas mudanças dos algorítimos de ranqueamento dos sites de busca. Apesar de ser uma possibilidade, já há muito tempo em que o algorítimo não recebe uma atualização tão brusca, e a tendência é cada vez mais o foco dos mecanismos serem na importância do conteúdo, portanto essa desvantagem pode ser desconsiderada se você mantiver a qualidade do conteúdo do seu site profissional.
Como criar um site profissional grátis com domínio próprio
Antigamente, para se ter um site na internet, era necessário contratar um web designer. Dessa forma, era necessário ter conhecimentos de HTML para desenvolver um site. A criação de um site com um web designer poderia lhe custar de R$ 500 a até milhares de reais, nos casos de uma loja virtual ou um site com algum sistema de informação.
Atualmente, para projetos simples, o construtor de sites elimina esse custo de um web designer. Sendo assim, você cria seu site grátis na internet. Um construtor lhe permite criar páginas simples na internet, com uma estrutura de menus e navegação similar a de um site profissional. O custo do construtor já está incluso no plano de hospedagem, e portanto, não implica em cobrança adicional.
Diferentes tipos de site profissional
Existem alguns tipos de sites profissionais que tem diversos objetivos e características em comum. Dentre eles, vamos abordar aqui os 8 principais tipos:
Site Institucional
O site institucional é o principal tipo de site profissional utilizada por empresas. Basicamente, ele é composto por informações sobre a empresa ou negócio, serviços e produtos, preços e alguma forma de contato. Portanto, é um site que funciona praticamente como cartão de visitas online.
São ótimas opções para empresas que desejam possuir uma presença na internet, mas não pretendem realizar publicações ou possuir muitas páginas. Ou seja, para empresas que pretendem ser objetivas, apresentando sua empresa deforma profissional para seus clientes.
A única desvantagem desse tipo de site é que a taxa de conversão (captar novos clientes) não costuma ser tão alto, a menos que seja realizado investimento em anúncios. Ainda assim, é uma das melhores opções principalmente para pequenas empresas.
Blogs com WordPress
Os blogs em geral são sites profissionais pensados em leitores, com conteúdo focado a um público alvo. Geralmente, esse tipo de site possui leitores que entram todos os dias para conferir novidades. Ou seja, é um tipo de site que deve estar sempre gerando conteúdo. WordPress é a ferramenta ideal para quem quer criar um blog na internet. São ótimas ferramentas de divulgação e marketing, além de ser ótimo para estratégias de império de conteúdo e SEO (Otimização para buscadores).
Costumam possuir sua navegação de forma horizontal, ou seja, o leitor vai pulando de artigo em artigo. Dessa forma, garante que o usuário permaneça por mais tempo em seu site.
Muitas empresas costumam possuir um site dinâmico que mescla o conteúdo do site institucional com um blog, dessa forma, mantém um relacionamento e cria um vínculo com seus consumidores.
Site dinâmico com blog em WordPress
Este tipo de site, costuma funcionar como o site institucional, porém, em contrapartida, oferece uma maior dinamismo, permitindo alterações de maneira mais fácil. O WordPress hoje é responsável por mais de 70% dos sites na internet. É uma ferramenta bastante poderosa e de fácil uso. Portanto, ao criar esse tipo de site profissional, você garante que o mesmo permaneça sempre renovado e gerando novo conteúdo. Portanto, é comum principalmente encontrar esse tipo em sites que contenham um blog.
Através de um blog, existem mais oportunidades para a empresa investir em Marketing de conteúdo e SEO (otimização para buscadores). Dessa forma, se torna muito mais fácil a atração de novos clientes em potencial através da internet, além de fortalecer a relação com os clientes. Também permite a atração de nutrição de leads (contatos que demonstraram interesse por algum tipo de produto ou serviço).
Também é comum encontrar esse tipo de site profissional integrados às redes sociais, permitindo a troca de conteúdo entre mídias. Como, por exemplo ao publicar vídeos, imagens, gráficos e outras mídias que possam ser inseridas facilmente no seu site.
Single page ou “one-page”
São sites que, como o próprio nome diz, possuem uma única página. Ou seja, toda informação é carregada em um única página. Uma grande vantagem desse tipo de página é que ele não demora de carregar. Outra grande vantagem é que, se otimizados ao responsivo, funcionam muito bem em aplicativos mobiles. Ao clicar em qualquer link do menu, o site apenas rola automaticamente até a respectiva seção.
Tem sido uma tendência no mercado. A manutenção desse tipo de site também é outra grande vantagem, pois costuma ser simples, rápida e barata. São ideais para empresas que visam atingir um público mais jovem e ocupado. A grande desvantagem é que deve ser bem otimizada, objetiva, pois se conter muito conteúdo desnecessário, pode se tornar um site cansativo para leitura, e acabar sendo maléfico para a empresa.
É possível criar um site profissional, com diversos objetivos, inclusive institucional, apenas com uma página. Portanto, esse tipo de site também pode ser um site institucional. Assim como também é comum para outros tipos de sites utilizarem uma única página, como, por exemplo, HotSites e Landing Pages.
e-Commerce e loja virtual
Quando se trata de criar site profissional, uma das grandes marcas da internet está nos e-commerce, ou loja virtuais. São sites de comércio eletrônico, que permite vender ou comprar um produto, ou ainda contratar um serviço diretamente do computador. É um site profissional excelente para comerciantes e lojistas que pretendem ampliar seus negócios para a internet.
São sites criados com sistemas de verificação, que permitem que o consumidor encomende diretamente da loja online, com rapidez, segurança e de forma intuitiva.
Porém, esse tipo de site requer um maior tempo para sua constante atualização. Isso ocorre, pois é necessário estar sempre fazendo a manutenção de cadastramento de produtos, alterações de preços, cadastro de peso para cálculo de frete, etc.
Portais
Ao criar um site profissional do tamanho de um portal, significa que você está interessado em agregar conteúdo diversos. Geralmente portais costumam ser construídos objetivando o interesse do público, para que o mesmo volte a visita-lo diariamente. É comum grandes portais conterem diversos tipos de conteúdos, ou seja, abordarem diversos temas.
Os principais exemplos de portais são os sites de notícias e jornais. Também existem sites contendo fóruns, bate-papo e outros recursos, para poder atrair seu público.
É o tipo de site profissional ideal para empresas que trabalham com “informação” e “conteúdo”, visando o retorno do consumidor.
Marketing com Landing Pages
O nome Landing pages é um termo em inglês para páginas de conversão. Esse tipo de site é utilizado com um objetivo claro para atrair clientes ou produzir conversões para uma empresa. Geralmente essas conversões ocorrem através do preenchimento de um formulário. É muito comum oferecer algum tipo de isca digital, ou seja, um produto gratuito, em troca desse cadastro.
Costumam ser páginas bem objetivas e rápidas, utilizando elementos estratégicos para atrair e converter clientes. Ideais para projetos de marketing e campanhas de vendas de produtos online.
Através delas, você consegue montar uma base de dados com diversos contatos, o que poderá ser útil para se relacionar e realizar possíveis negócios futuramente.
Hotsites
Esse tipo de site profissional é também conhecido como micro site. Basicamente é uma página temporária em que sua empresa usará para realizar alguma ação de comunicação e maketing. Por exemplo, utilizar um hotsite para manter uma promoção por um curto período de tempo. Ou ainda para pode fazer o lançamento de um produto, serviço ou evento.
Portanto, os hotsites são páginas com ações bem específicas e costumam ter um data para entrar no ar e uma data também para sair do ar.
Também é possível utilizar hotsite para gerar mais trafego para o seu site, através de estratégias de marketing viral.
As vantagens de um site em relação ao marketing de mídias sociais
Hoje em dia, muitas pessoas desconsideram a criação de um site profissional acreditando que uma boa página nas redes sociais, como o Facebook ou o Instagram, é mais que suficiente. De fato, muitas vezes, essas páginas são extremamente importantes e movimentam um negócio. Porém, é necessário compreender que as mídias sociais demandam de uma atualização constante, de manter sempre publicações para garantir seu trafego, já um site não necessariamente precisa disso. Além disso, possuir um site profissional, mesmo com as mídias sociais, garante uma maior credibilidade e confiança do seu negócio, portanto, sua autoridade aumenta. Dessa forma, sua conversão de trafego em clientes se torna muito mais eficiente.
Observe que muitas empresas costumam utilizar suas mídias sociais sempre com o objetivo final que a pessoa acesse o seu site. Dessa forma, já é possível perceber, o quanto um criar um site profissional é importantíssimo para o seu negócio.
Contudo, o ideal mesmo seria manter um bom site, e boas páginas nas redes sociais sempre atualizados. Porém, para isso, é necessário gastar muito tempo na manutenção de cada um deles. Portanto, nossa recomendação é que, se está iniciando um negócio, comece por um site, e só após possuir um bom site profissional, ai sim invista das mídias sociais.
A importância de um site responsivo
Um site responsivo, nada mais é que um site que consegue se adaptar a qualquer tamanho de tela. Ou seja, é um site capaz de rodar perfeitamente na tela de um computador ou notebook, assim como também possui um visual adequado quando está em um Smartphone ou até mesmo em um tablet. Todo seu layout é pensado para estar sempre otimizado, independente do tamanho da tela.
No HTML, é possível ativar o layout responsivo com a meta tag viewport:
<meta name="viewport" content="width=device-width,initial-scale=1.0">
Nos dias atuais, mais da metade do trafego na internet é realizado através de Smartphones. Além disso, possuir um site que seja responsivo atribui grandes pontuações para o ranqueamento nos sistemas de busca. Portanto, hoje em dia, o recomendado é que qualquer site profissional possua seu layout otimizado também para o responsivo.
Veja na imagem abaixo um exemplo de como costuma funcionar um layout responsivo de um mesmo site, só que em diferentes dispositivos:
Conclusão
Diante ao mundo globalização e com o crescimento crescente do mundo digital, fica claro a importância de se ter um site. Porém, hoje em dia, o site feito de qualquer forma não basta. É necessário estar investindo em um bom layout responsivo, em uma boa experiência de usuário, uma boa estratégia de marketing e principalmente em um conteúdo de excelência, caso contrário, o seu site não terá muita importância para os buscadores e portanto, menos trafego.
Com tudo que foi apresentando nesse artigo, fica claro também que o site é uma das primeiras coisas que você deve estar investindo em sua empresa. Porém, é necessário que o site siga uma estratégia, siga sua marca e sua identidade visual. Portanto, caso ainda não possua, invista inicialmente nesses pontos, e só depois prossiga para a criação de um site ou até mesmo das mídias sociais.
Há outras ferramentas gratuitas como o Wix, Webnode e outros provedores de hospedagem grátis de sites. Tais ferramentas são muito limitadas e carecem de performance. São ferramentas bastante limitadas. Contudo, a Homehost oferece planos de hospedagem com construtor de sites, otimizados para WordPress, com contas de e-mail e certificado SSL grátis para loja virtual. São mais de 15 anos de experiência no mercado.
Busque bons profissionais para criar seu site profissional, contrate um serviço de hospedagem e registre seu domínio e tenha visibilidade na internet agora mesmo! Não perca tempo, quanto antes você estiver visível na internet, melhor para você e seu negócio.