Neste tutorial você vai aprender como ativar e configurar o Filtro Anti Spam do cPanel de forma simples e rápida!
Por padrão, o cPanel traz consigo um Filtro de Spams para E-mails conhecido como “Apache SpamAssassin”. O SpamAssassin consegue analisar as mensagens recebidas no seu e-mail e identificar possíveis ameaças de Spam. Dessa forma, utilizar o SpamAssassin como Filtro de Spam é uma ótima escolha para garantir maior confiabilidade e segurança nas suas caixas de E-Mail.
Ao ativar o Filtro de Spam no cPanel, você estará ativando-o para todos os seus e-mails. E você pode ativa-lo e configura-lo de forma bem simples!
Antes de prosseguirmos, é importante salientar que este tutorial é referente as versões mais novas do cPanel. Para algumas versões mais antigas, também é possível encontrar o SpamAssassin, mas nesses casos, recomendamos que você leia ao nosso tutorial sobre o SpamAssassin ou assista ao tutorial em vídeo!
Tópicos
Para entender sobre o Filtro de Spams no cPanel, separamos este artigo nos seguintes tópicos:
- Como Ativar o Filtro de Spams no cPanel
- Pontuação de Limite de Spam
- Auto Delete de Spams
- Outras Configurações
- Conclusão
Você também pode navegar entre os tópicos clicando sobre eles na lista acima!
Como Ativar o Filtro de Spams no cPanel
Inicialmente, acesse o seu painel do cPanel. Em seguida, busque pelo item “Spam Filters” ou “Filtro de Spam“.
Você também pode utilizar a barra de pesquisa do cPanel para isso.
Na tela do Filtro de Spam, a primeira coisa que você deve fazer é ativar o Apache SpamAssasin. Portanto, basta deixar selecionado a opção “Process New Emails and Mark them as Spam“.
Em algumas versões do cPanel e do Filtro de Spam, por padrão, ele já vem configurado para enviar as mensagens suspeitas para a caixa de spam. No entanto, você pode precisar fazer isso manualmente. Portanto, você deve selecionar a opção “Move New Spam to a Separate Folder” para que as mensagens de spam sejam enviadas para a caixa de spam.
Pronto! Dessa forma você já ativou o seu filtro de spam no cPanel!
Pontuação de Limite de Spam
O Apache SpamAssassin possui uma Pontuação de limite de spam. Esta é a principal configuração que você deve fazer após ativar seu Filtro de Spam no cPanel.
Todas as mensagens que você recebe em seu e-mail será analisada pelo Filtro de Spam, e receberá uma pontuação de 1 a 10. Dessa forma, quanto maior a nota, significa que maior a probabilidade de ser um Spam. Ou seja, um e-mail que receba uma pontuação igual a 1, provavelmente não representa um spam. Entretanto, se uma mensagem receber uma pontuação 10, significa que há fortes indícios que ela seja um Spam.
Dessa forma, você deve configurar o nível de sensibilidade do seu Filtro de Spam. Para isso, selecione a opção “Spam Threshold Score” ou “Pontuação de Limite de Spam”.
Na página seguinte, selecione o nível de sensibilidade de spam. Neste caso, quanto menor a nota, maior a sensibilidade. Portanto, ao selecionar a nota 1, significa que qualquer mensagem que receba uma nota 1 ou acima, já será classificada como Spam. Entretanto, ao selecionar a nota 10, significa que apenas uma mensagem com nota 10 será classificada como Spam. Recomendamos que você selecione a opção padrão, ou seja, a nota 5.
Agora, você deve clicar em “Update Score Options” para atualizar suas configurações.
Por fim, clique no botão “Return to Overview” para retornar a tela de Configuração do Filtro de Spams.
Auto Delete de Spams
O Filtro de Spam do cPanel também lhe permite utilizar a opção de Auto Delete. Ou seja, ao invés da mensagem classificada como Spam ser direcionada a caixa de Spams, ela seria deletada automaticamente. Portanto, a mensagem será deletada e não poderá ser recuperada.
Para ativar a opção de Auto Delete no seu Filtro de Spams, basta selecionar a opção “Automatically Delete New Spam (Auto-Delete)”.
Apesar de parecer uma opção interessante, é importante que você mantenha devidas atenções. Portanto, lembre-se que, em alguns casos, o filtro pode falhar e acabar classificando uma mensagem que não é spam como spam, e, utilizando o Auto Delete, ela seria deletada das suas caixas de e-mail. Portanto, recomendamos que você só utilize essa opção se realmente for necessário e relevante.
Outras Configurações do Filtro de Spam do cPanel
Além das configurações citadas, também é possível realizar mais algumas configurações. Observe que na tela do Filtro de Spam, há as opções de “Additional Configurations (For Advanced Users)“. Portanto, para poder visualiza-las, clique na opção “Show Additional Configurations“
Dentre essas configurações adicionais, você pode criar “WhiteLists” e “BlackLists“, que são ótimas ferramentas para auxilia-lo no controle a Spams.
Criando uma Whitelist: lista Branca do Filtro de Spam
A Whitelist é uma “lista branca”, ou seja, é uma lista de e-mails que devem ser tratadas como e-mails confiáveis. Dessa forma, quando você receber uma mensagem de um endereço de e-mail que esteja na sua Whitelist, automaticamente ele será recebido, sem passar pela análise do Filtro de Spam.
Ou seja, independente do conteúdo da mensagem, se o endereço estiver na sua Whitelist, ele será recebido sem ser classificado como spam.
Portanto, para adicionar endereços de e-mail a sua Lista de Confiança, selecione a opção “Edit Spam Whitelist Settings”.
Em seguida,, você pode clicar em “Add A New “whitelist_from” Item” para adicionar endereços de e-mail a sua lista branca.
Posteriormente, basta que você digite o endereço de e-mail desejado. Caso queira adicionar mais de um e-mail a lista branca, basta clicar novamente sobre o Add A New “whitelist_from” Item.
Por fim, você deve clicar no botão “Update Whitelist (whitelist_from)” para aplicar as alterações realizadas.
Pronto! Os endereços digitados agora fazem parte da sua lista branca. Dessa forma, as mensagens que você receber desses endereços não serão tratadas como spam pelo Filtro de Spam do cPanel! Quando desejar, você pode realizar alterações fazendo os mesmos passos descritos. No entanto, caso deseje remover um e-mail da sua Lista Branca, você pode clicar sobre o botão em formato de X.
Para voltar a tela inicial das configurações do Filtro de Spam, você pode clicar na opção “Return to Overview“.
Criando uma Blacklist: lista Negra do Filtro de Spam
A Blacklist é uma “lista negra”. Isto é, uma lista que serve para definir endereços de e-mails que não são confiáveis. Ou seja, independente do conteúdo, ao receber uma mensagem de um endereço de e-mail dessa lista, ela será automaticamente identificada pelo Filtro de Spam do cPanel e tratada como uma ameaça de Spam.
Portanto, para adicionar endereços de e-mail a sua Lista Negra, selecione a opção “Edit Spam Blacklist Settings“.
Em seguida, você pode clicar em “Add A New “blacklist_from” Item” para adicionar endereços de e-mail a sua lista negra.
Posteriormente, basta que você digite o endereço de e-mail desejado. E, caso queira adicionar mais de um e-mail a lista branca, basta clicar novamente sobre o Add A New “blacklist_from” Item.
Por fim, você deve clicar no botão “Update Blacklist (blacklistt_from)” para aplicar as alterações realizadas.
Pronto! Os endereços adicionados passam a fazer parte da sua lista negra. Portanto, mensagens recebidas destes endereços são classificadas automaticamente como ameaças pelo Filtro de Spam do cPanel! Se desejar, você pode realizar alterações fazendo os mesmos passos descritos. Caso deseje remover um e-mail da sua Lista Negra, você pode clicar sobre o botão em formato de X.
Após isso, você pode voltar a tela inicial das configurações do Filtro de Spam. Para voltar, você pode clicar na opção “Return to Overview“.
Conclusão
Com esse tutorial você pode aprender como ativar e configurar o Filtro de Spam no cPanel, através da ferramenta Spam Assassin! Dessa forma, você poderá proteger seus e-mails de ameaças de spam e garantir maior confiabilidade nas mensagens recebidas!
Além deste, possuímos diversos outros artigos sobre o cPanel que você pode ler, aprender e se atualizar! Entre eles, você pode aprender como gerar um certificado SSL, como alterar sua senha de e-mail, alterar a versão do PHP, e muito mais!
Se você também possui um site ou tem interesse em criar um, você precisa saber que existem spams de diversos tipos, que podem prejudicar também ao seu site. Pensando nisso, a HomeHost possuí diversos artigos e conteúdos que podem lhe auxiliar a lidar com essas situações. Recomendamos que você conheça nossos artigos de AntiSpam de Registros do WordPress, ou ainda como bloquear comentários, além de artigos referente a Segurança do seu Site WordPress, como o uso do Wordfence!
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