Neste tutorial você vai aprender como solucionar o Erro Crítico do WordPress!
Imagine que você acessa uma pagina no seu site e se depara com a seguinte mensagem de erro:
Provavelmente, seu primeiro pensamento será sobre “O que aconteceu?” ou “Como resolvo isso?“. Portanto, pensando em você, a Homehost preparou esse tutorial para que você aprenda como solucionar o Erro Crítico do WordPress facilmente!
Caso você prefira, pode seguir esse tutorial em formato de vídeo, através do nosso canal no Youtube.
Etapa 1: Ativar o modo Debug para informações sobre o Erro Crítico do WordPress
Antes de solucionar o problema, é necessário identificar o que está causando o erro crítico no seu WordPress. Portanto, é necessário que você esteja com o modo Debug do WordPress ativado. O modo debug permite que o WordPress emita a mensagem de erro completa. Dessa forma, será possível identificar qual a causa do erro, sua origem, e outras informações importantes.
Portanto, ative o modo debug do WordPress.
Para isso, acesse o Painel do Softaculous. Em seguida você pode acessar o WordPress Manager clicando sobre o ícone similar ao WordPress.
Selecione a instalação do WordPress que deseja ativar o modo Debug e clique sobre o ícone similar a uma seta para abrir o painel de configurações.
Por fim, basta deixar a opção de “Debug Mode” como ativado (enabled), conforme a imagem abaixo:
Caso prefira um tutorial mais detalhado sobre o modo Debug, você pode acompanhar os 4 passos simples no nosso Tutorial sobre como ativar o modo Debug do WordPress!
Etapa 2: Identificar a causa do erro crítico do WordPress
Após ativar o modo Debug, atualize a página que estava apresentando o erro crítico. Observe que, agora, será apresentado uma mensagem detalhada do erro, como no exemplo abaixo:
Portanto, agora basta ler a mensagem e entender a causa e o local de origem desse erro. Em nosso exemplo, o erro está sendo causado por causa de um plugin chamado Elementor***. Vamos detalhar abaixo como chegamos nessa conclusão:
O erro é apresentado logo de inicio em uma classe no PHP do Elementor, e a partir dele, uma série de outros erros ocorrem, antes de ocasionar os erros diretamente no WordPress. Isso já nos dá indícios de que o problema está sendo causado por este plugin.
***OBSERVAÇÃO: Em nossos exemplos, realizamos modificações no Plugin do Elementor para causar o erro propositalmente. Portanto, o comportamento apresentado no exemplo não reflete um comportamento real deste plugin, sendo esse exemplo uma simulação para fins didático.
Etapa 2: Acessando o WordPress Manager no Softaculous
Após ativar o modo Debug para poder compreender o que está causando o erro crítico no WordPress, retorne ao WordPress Manager. Para isso, na página do Softaculous basta clicar sobre o ícone similar ao WordPress.
No WordPress Manager do Softaculous, selecione o seu site desejado e clique sobre o ícone similar a uma seta, para ampliar as opções de configuração dele.
Em seguida, você poderá configurar seu site através do WordPress Manager. Ou seja, você pode desativar os plugins e temas que estão gerando o Erro Crítico do WordPress.
Etapa 3: Desativando plugins e temas com o WordPress Manager
Na tela de configurações do WordPress Manager, há duas opções diferentes para controlar os plugins e temas. Portanto, se o que está gerando o erro crítico é um plugin, siga para o tópico Desativando Plugins com o WordPress Manager. Mas, se o que está gerando o erro crítico é um tema, siga para o tópico Desativando Tema com o WordPress Manager.
Desativando Plugins com o WordPress Manager
Se o erro crítico do WordPress está relacionado a um plugin, então precisamos desativa-lo. Para isso, clique sobre o botão “Manage Plugins” no WordPress Manager.
Após clicar sobre o “manage Plugin” deverá abrir uma tela com os plugins instalados no seu site WordPress.
Portanto, identifique o plugin que está gerando o erro para poder desativa-lo. Em nosso exemplo, o erro crítico do WordPress está acontecendo por causa do plugin “Elementor“, portanto, vamos desativa-lo. Para isso, basta desativa-lo através do botão de status, com na imagem abaixo.
Se tudo ocorrer bem, deverá aparecer uma mensagem confirmando que o plugin foi desabilitado com sucesso.
Isso significa que o plugin que está gerando o Erro Crítico no WordPress foi desativado com sucesso.
Por fim, para sair desta tela, clique sobre o botão “Close“.
Desativando Temas com o WordPress Manager
Se o erro crítico do WordPress está relacionado a um Tema, então precisamos desativa-lo. Para isso, clique sobre o botão “Manage Themes” no WordPress Manager.
Em seguida, aparecerá uma tela com os temas instalados no seu WordPress.
Provavelmente o tema que está gerando o erro crítico será o único tema com o status ativo. Portanto, vamos escolher um outro tema que esteja instalado em nosso WordPress. Recomendamos que você tenha os temas padrões de instalação do WordPress. Em nosso exemplo, vamos ativar o tema “Twenty Twenty“. Portanto, basta clicar sobre o botão de status para ativa-lo, como no exemplo abaixo:
Observe que ao fazer isso, o Tema que estava ativo, será desativado automaticamente e o tema selecionado passará a ser o tema ativo. Se tudo ocorrer bem, você poderá ver uma mensagem de sucesso.
Com isso, você desativou o tema que estava gerando o erro crítico do WordPress.
Por fim, clique sobre o botão “Close“.
Caso você não tenha conseguido desativar o plugin ou tema com o WordPress manager, então uma alternativa é fazer de forma manual, através do gerenciador de arquivos do seu servidor.
Etapa 4: Verificando se o Erro Crítico do WordPress foi solucionado
Após desativar o plugin ou tema que estava gerando o erro no WordPress, você precisa confirmar se o seu site retornou a funcionar como deveria.
Portanto, você pode verificar se o erro foi corrigido acessando novamente a URL da página que estava resultando no erro. Caso o página carregue perfeitamente, significa que o erro foi solucionado. Nesse caso, recomendamos que você desinstale o plugin ou o tema que estava gerando o Erro Crítico do seu WordPress. Você pode tentar reinstala-lo, para ver se isso corrige o erro. Mas caso volte a ocorrer o erro, significa que algum outro plugin, ou até mesmo o seu WordPress está entrando em conflito com esse. Portanto, a menos que tenha conhecimento técnico para resolver, o melhor a fazer é desinstalar o plugin ou tema e optar por outro que atenda a suas necessidades.
Mas, se, mesmo com o plugin ou tema desativado, o Erro Crítico persistir, verifique novamente a mensagem de erro para compreender o motivo e repita os passos anteriores ou busque por ajuda técnica.
ATENÇÃO: Após finalizar todo o processo, recomendamos que você desative o modo de Debug do WordPress. Pois o modo de Debug expõe informações críticas do wordpress que podem ser exploradas por hackers em uma invasão.