Neste tutorial você vai aprender como ativar o modo Debug do WordPress usando o Softaculous de forma fácil e segura!
Conteúdo
Para que serve o Modo Debug do WordPress?
Imagine que você acessa o seu site ou alguma de suas páginas e encontra uma mensagem de “erro crítico“, como a mensagem abaixo:
Com a mensagem acima, você não obtém nenhuma informação extra sobre o erro, ou seja, será difícil identificar o que está causando este erro no WordPress. Para que você possa solucionar o problema, é importante que você consiga identificar a causa desse problema. É para isso que o modo Debug do WordPress existe. Com o modo Debug do WordPress ativado, o WordPress lhe mostrará a mensagem de erro completa. Dessa forma, você pode identificar a causa do erro e buscar soluções para ele.
Como ativar o modo Debug do WordPress utilizando o Softaculous e o WordPress Manager
Portanto, vamos entender como ativar o Modo Debug do WordPress utilizando o Softaculous em apenas 4 etapas bem fáceis e seguras!
Caso você prefira, este tutorial também está presente nos primeiros 2 minutos do vídeo “Erro Crítico do WordPress”, no nosso canal do Youtube. Você pode assisti-lo:
Etapa 1: Acessar o painel de Controle da Hospedagem
Para podermos ativar o modo Debug do WordPress, utilizaremos o Softaculous. Portanto, o primeiro passo para isso é acessar o painel de controle da Hospedagem.
Através do Site da HomeHost, realize o clique na opção de Área do cliente > “Minha Conta”.
Em seguida, digite suas credenciais de acesso da Hospedagem Homehost e realize o acesso clicando no botão “Acessar“
Após realizar o login, você pode acessar o painel de controle da sua Hospedagem através da área de Cliente. Independente se sua hospedagem é cPanel ou DirectAdmin, o processo é o mesmo até aqui. Portanto, clique sobre a opção “Painel de Controle“, como na imagem abaixo:
Etapa 2: Acessar o painel do Softaculous
Esta etapa é um pouco diferente entre o cPanel e o DirectAdmin. Porém simples em ambos os casos.
Acessar o painel do Softaculous utilizando o cPanel
Após acessar o cPanel, navegue até a opção de “Softwares” e selecione a opção “Softaculous Apps Installer“.
Acessar o painel do Softaculous utilizando o DirectAdmin
Após acessar o DirectAdmin, utilize a barra lateral para navegar até a opção “Extra Features” ou “Recursos Extras” e em seguida selecione a opção “Softaculous Auto Installer“.
Etapa 3: Acessar o WordPress Manager no Softaculous
Nessa terceira etapa, após acessar o painel do Softaculous, vamos utilizar o WordPress Manager para poder ativar o modo Debug do WordPress.
No painel do Softaculous, observe que há algumas opções na barra superior. Entre elas, há um botão similar ao ícone do WordPress que leva ao WordPress Manager. Portanto, clique sobre o ícone do WordPress Manager, como no exemplo abaixo:
Etapa 4: Ativar o modo Debug do WordPress
Na tela do WordPress manager, você deverá selecionar a instalação do WordPress. Geralmente, deve aparecer apenas uma, mas caso você tenha mais de uma instalação do WordPress na sua conta, você deverá selecionar a que deseja debugar. Portanto, clique sobre o ícone da seta para abrir as opções de configurações do WordPress.
Nas configurações do WordPress, há uma opção chamada “Debug Mode“. O Debug mode é a opção que ativa ou desativa o modo Debug do WordPress. Para que o wordpress apresente a mensagem de erro completa é necessário que esteja ativado. Portanto, caso ele esteja desabilitado (disabled), selecione a opção de “habilitado” (enabled):
Pronto, agora basta atualizar a página do WordPress que estava com erro, e você receberá a mensagem de erro completa. Agora você pode identificar o que está causando o erro e buscar soluciona-lo!
O que fazer após ativar o modo Debug do WordPress e como resolver o problema de Erro Crítico?
Após ativar o modo debug do WordPress, você consegue identificar com maior facilidade e precisão a origem do Erro Crítico. Geralmente, o erro Crítico do WordPress está relacionado a problemas envolvendo plugins e temas. Nesse caso, basta identificar qual o plugin ou tema que está gerando o problema e desativa-lo. Caso não resolva, pode ser necessário remove-lo manualmente.
No vídeo apresentado inicialmente, após o segundo minuto do vídeo, você pode acompanhar a solução de “erro crítico” causado por um plugin do WordPress. Portanto, bastaria seguir passo a passo como no vídeo.
Você também pode seguir o nosso tutorial passo a passo de como resolver o problema de Erro Crítico no WordPress.
OBSERVAÇÃO: Após solucionar o erro, não esqueça de desabilitar o modo Debug do WordPress. Isso é importante para garantir maior segurança para você e seu site!