O browser utiliza diversos protocolos para transferência de arquivos. Desde modo, então, o navegador também poderá servir para a transmissão de arquivos. Especialmente, seu navegador pode se conectar a um FTP. Basicamente, para acessar um servidor FTP através do navegador, iremos usar o endereço começando por ftp://
Particularmente existe um outro modo de transmissão e autenticação conhecido como FTP anônimo, através dele poderemos buscar arquivos sem mesmo ter um login e senha no sistema.
Conteúdo
Transferência de arquivos através do navegador usando ftp://
A transferência de arquivos através do navegador ocorre da seguinte forma: o usuário digita na URL de busca de páginas o endereço (hostname) do site que contém os arquivos. Normalmente, começando por ftp://
A partir daí é exibido uma caixa de validação de usuário e senha, logo após a caixa o manuseio dos arquivos é permitido.
Primeiramente, para que isso aconteça será preciso enviar uma URL do tipo FTP, por exemplo, ftp://ftp.seusite.com.br. Com essa URL em mãos podemos a qualquer hora utilizar qualquer browser para as ações relacionadas ao protocolo.
Como acessar o FTP através do navegador
Primeiramente verifique se seu domínio está em funcionamento, aquele fornecido pela Homehost ou uma registradora particular de domínios.
A Homehost informa o nome de usuário e senha por e-mail, quando se tem uma conta de hospedagem de sites ativa. Mantenha-os em um lugar seguro e em mente.
Agora abra seu navegador e digite:
ftp://USUARIO:SENHA@seusite.com.br
Em usuário e senha substitua pelos seus dados. O sufixo .com.br substitua pelo sufixo correspondente ao seu domínio, por exemplo: .com / .net / .tv / .me e outros.
Logo após surge a tela de login e senha;
O servidor exibe os arquivos, logo após o login ter sido efetuado com sucesso.
Se ocorrer algum erro , tente uma das soluções abaixo, vale lembrar que alguns browsers nas suas versões mais novas não contêm mais o suporte para FTP, e os mais antigos em algumas releases permitem somente através da sessão flags do browser.
É possível efetuar a atualização do seu Web Site diretamente pelo seu navegador (browser), caso seja o Internet Explorer ou Edge. Para isso é necessário efetuar algumas alterações na configuração do mesmo.
Configurações para os Navegadores permitirem FTP
- Clique em Ferramentas -> Opções da Internet. Clique na guia Avançadas. Marque a opção Ativar o modo de exibição de pastas para sites FTP no grupo Navegação.
- Observação: Se você está usando uma rede interna para acessar a internet. Marque também a opção: Usar FTP passivo (para compatibilidade com firewalls e modems DSL).
- Em seguida clique na guia Segurança. Recomendamos setar o nível de segurança para nível Médio. Pois outros níveis de segurança podem impedir o funcionamento correto deste recurso.
- Após essas configurações, digite na barra de Endereços do seu Navegador o endereço:
- ftp://seulogin:suasenha@ftp.seudominio.com.br ou outros sufixos.
Em outros browsers o principio é o mesmo caminho para configurar ou habilitar a possibilidade de ftp, ou seja, isso é feito da seguinte forma:
- No Brave, Google Chrome ou Opera, no campo de endereço digita-se: chrome://flags ;
- Na procura digite FTP;
- Habilita-se setando a opção para enabled;
FTP Anônimo
Embora o mecanismo de autorização do FTP possa ajudar a impedir que arquivos confidenciais sejam acessados, exigir um login e uma senha proíbe que os usuários acessem arquivos públicos. Ou seja, até que o usuário obtenha uma conta. Para fornecer acesso a arquivos públicos, a maioria dos sites TCP/IP permite FTP anônimo. O acesso de FTP anônimo significa que um cliente não precisa de uma conta ou senha. Em vez disso, o usuário especifica o nome de login “anonymous“ e uma senha igual ao endereço de e-mail do usuário ou a senha “guest“. Um servidor que permite logins anônimos restringe o acesso a arquivos publicamente disponíveis.
Conexão com FTP anônimo usando Filezilla
Conclusão
O acesso pelo browser é uma alternativa bastante prática quando precisamos de agilidade, pois o browser sempre vem instalado com o sistema operacional. O FTP anônimo é uma alternativa quando temos arquivos públicos disponibilizados para download e com isso não precisaremos solicitar uma criação de conta para transferência dos arquivos.