Como fazer Backup no DirectAdmin através do Gerenciador de Arquivos

Neste artigo você vai aprender como fazer um Backup de arquivos e e-mails no painel de controle DirectAdmin através do seu Gerenciador de Arquivos!

Um backup é uma cópia de dados de um local, que é utilizado como cópia de segurança. Ou seja, se você pode restaurar os dados anteriores através de um backup. Geralmente, é utilizado para casos em que algo inesperado aconteça ao seu site/servidor, evitando que você tenha perdas permanentes.

O usuário precisa fazer download de backups com frequência, e armazená-los fora do servidor da Homehost. Conforme o contrato de serviço, o cliente é responsável por fazer download e guardar seu backup, fora do servidor Homehost.

Ter um backup é muito importante e evita grandes problemas caso algum arquivo seja danificado. Portanto, você vai aprender com a HomeHost como fazer o Backup do seu site no DirectAdmin, utilizando o seu próprio Gerenciador de Arquivos para isso!

Além disso, você também pode aprender conosco como realizar backup e recuperação de um banco de dados tanto com o Gerenciamento MySQL do DirectAdmin como utilizando o cliente de Banco de Dados phpMyAdmin.

Tópicos deste artigo

Caso prefira, você pode navegar pelos tópicos clicando sobre eles no sumário abaixo:

Por que fazer um backup?

Existem diversos motivos para optar por fazer um backup, porém o mais importante deles é preservar seus dados e arquivos em casos de possíveis falhas. Seja uma falha de servidor, falha no sistema ou até mesmo falhas de segurança. Mas, com um backup, caso algo inesperado aconteça, você poderá restaurar todos os dados do seu site ou sistema. Entretanto, caso não possua um backup, você pode acabar comprometendo todo o seu site ou sistema e precisando corrigir os problemas manualmente, ou, em casos piores, ter que refazer tudo.

Ou seja, fazer um backup evita que você venha a ter problemas de perda permanente dos seus arquivos e dados atuais.

Quando fazer Backup?

Você pode fazer download de um backup sempre que desejar. Recomendamos fazer download de backup ao menos uma vez por semana, ou com maior frequência caso você tenha essa necessidade.

Portanto, a frequência em que você deve realizar backups depende da sua necessidade. Entretanto, é muito importante que o backup seja feito quando todo o seu conteúdo ou sistema esteja em perfeito funcionamento. Caso contrário, você estará armazenando uma cópia de dados danificados. Entretanto, se seu site ou sistema ainda está em desenvolvimento, você também pode fazer o backup para cada nova implementação!

Também recomendamos que você armazene cópias do seu backup em múltiplos locais, fora do servidor Homehost. Ou seja, ao fazer uma cópia de segurança no DirectAdmin, faça o download dela e armazene no seu computador, em um pendrive, em outro servidor, em armazenamento em nuvem ou qualquer local de armazenamento de sua preferência.

Ou seja, nunca mantenha backups no servidor onde hospeda seus arquivos. Pois, caso aconteça algo no seu servidor principal, é possível que até mesmo os seus arquivos de backups sejam corrompidos. Por isso recomendamos que armazene o backup em diversos locais externos.

Criando um arquivo de Backup no DirectAdmin através do Gerenciador de Arquivos

Inicialmente, acesse o Painel de Controle do DirectAdmin no seu servidor.

Painel de Controle do DirectAdmin

Em seguida, no painel lateral, clique sobre “Informações de sistema e arquivos“.

Selecionando a opção de "Informações de sistema e arquivos" no Painel Direct Admin

Posteriormente, basta clicar na opção “Gerenciador de Arquivos” para acessar o painel do Gerenciador de Arquivos do DirectAdmin.

Selecionando a opção de "Gerenciador de Arquivos" no Painel Direct Admin

Conhecendo o Gerenciador de Arquivos do DirectAdmin

Após clicar em “Gerenciador de Arquivos” no seu DirectAdmin, você será direcionado para uma nova página, a do Painel do seu Gerenciador de Arquivos. Algo como na imagem de exemplo abaixo:

Tela do Painel Principal do Gerenciador de Arquivos do DirectAdmin

Nesse painel estão contidos todos os arquivos armazenados no Diretório Raiz da sua Hospedagem.

Evite alterar qualquer pasta ou arquivo diretório raiz do servidor, a maiorias dos arquivos são arquivos de configuração do servidor, do próprio DirectAdmin e outras configurações. Portanto, qualquer alteração pode se tornar um grande problema se você não souber o que está fazendo.

Entretanto, com as informações deste artigo e o passo a passo, você saberá quais os diretórios que você deve fazer backup e o que precisar fazer para realizar o Backup no DirectAdmin através do gerenciador de arquivos.

Diretórios importantes para Backup

Para este tutorial, os diretórios que você deve ficar atento dentro do seu servidor são os diretórios:

  • public_html“: é a pasta raiz do seu site, ou seja, onde ficarão todos os arquivos referente ao seu site ou sistema. No entanto, vale ressaltar que, no DirectAdmin, o public_html fica dentro do diretório do seu domínio, no diretório “domains“.
  • maildir” e “imap”: são as pastas referentes a seus e-mails. Se você precisar salvar um backup de seus e-mails, precisa fazer um backup destas pastas também.

Para quaisquer outros diretórios, recomendamos que só realize alterações caso tenha conhecimento técnico, pois qualquer alteração pode danificar diretamente as configurações do seu servidor e do DirectAdmin. Portanto, recomendamos que você foque apenas nos diretórios: “public_html”, “maildir” e “imap”.

Fazendo o Backup no DirectAdmin das pastas desejados através do Gerenciador de Arquivos

Estando no gerenciador de arquivos, você deve selecionar os arquivos ou pastas que deseja fazer o backup.

Nesta etapa, recomendamos que, para cada pasta, você faça um arquivo de backup individual. Indicamos isso, pois, futuramente, você pode precisar fazer a restauração apenas de um dos diretórios, e não de todos. Nesta etapa, vamos usar como exemplo o backup dos arquivos do public_html, onde ficam armazenados os arquivos referente ao site.

O Gerenciador de Arquivos do DirectAdmin possui um atalho para o public_html padrão. Entretanto, para garantir que seja feito o procedimento correto, siga conforme os passos abaixo.

Inicialmente, dentro da raiz do servidor, “My files“, acesse o diretório “domains“.

Navegando para dentro do Diretório "domains" no Gerenciador de arquivos do DirectAdmin

Em seguida, acesso o diretório do seu domínio. Por exemplo, se o seu domínio é “meudominio.com“, o diretório do seu domínio será uma pasta com o nome “meudominio.com“.

Navegando para dentro do Diretório do domínio ao qual fará o backup no Gerenciador de arquivos do DirectAdmin

Neste diretório, observe que haverá alguns novos diretórios. Dentre eles, há o diretório “public_html“. Portanto, agora basta clicar com o botão direto do mouse sobre o diretório “public_html“.

clicando com o botão direto do mouse sobre o diretório public_html no gerenciador de arquivos para realizar o backup através do DirectAdmin

Em seguida, selecione a opção “compress and download“.

Selecionando a opção "Compress and Download" para realizar o backup através do Gerenciador de Arquivos do DirectAdmin

Observe que essa ação irá comprimir todos os arquivos e em seguida fazer um download de um arquivo comprimido “public_html.zip”. Esse é o seu arquivo de backup! Sinta-se a vontade para renomear para o nome que desejar.

Para fazer download do backup de seus e-mails, o mesmo procedimento deve ser repetido para as pastas “imap” e “Maildir”. Clique sobre elas com o botão direito, e depois clique em “Compress and download”

Como Recuperar o Backup no DirectAdmin pelo gerenciador de Arquivos

Agora, vamos pensar na situação contrária. Ou seja, caso você deseje recuperar os arquivos que você armazenou na sua cópia de segurança feita na etapa anterior. Este tópico está dividido em duas etapas. A primeira etapa ensinando você a fazer o upload do seu arquivo de Backup no DirectAdmin através do gerenciador de Arquivos. Já na segunda etapa, vamos ensinar a você realizar a restauração do arquivo de Backup.

1º passo – Fazendo o Upload do Arquivo de Backup

Primeiramente, já tenha os arquivos de Backup disponíveis na sua máquina. Acesse o gerenciador de arquivos do DirectAdmin e novamente navegue até o diretório do seu domínio conforme ensinamos anteriormente.

Em seguida, na raiz do diretório do domínio, clique na opção de upload de arquivos, é um ícone com o sinal de “+” no painel, conforme na imagem abaixo.

Clicando sobre a opção "Upload Files" para fazer o upload do Backup no Gerenciador de Arquivos do DirectAdmin

Após isso, abrirá uma janela modal pedindo para que você carregue os arquivos que deseja fazer o upload. Portanto, você pode selecionar manualmente ou arrastar o arquivo para dentro do modal.

Tela Modal do "Upload Files" para fazer o upload do Backup no Gerenciador de Arquivos do DirectAdmin

Portanto, envie o arquivo de backup que criamos anteriormente. Em seguida, basta clicar sobre o botão Upload e aguarda o carregamento ser concluído.

Fazendo o upload do Backup no Gerenciador de Arquivos do DirectAdmin

Assim que o carregamento do arquivo for concluído, basta fechar o modal.

Fechando a tela modal de upload de arquivos.

2º passo – Realizando a restauração do Backup

OBSERVAÇÃO: Antes de proceder, saiba que, se o seu diretório possui arquivos além dos que haviam no seu arquivo de backup, eles permanecerão lá. Apenas os arquivos com mesmo nome e caminho do backup serão substituídos. Portanto, a depender da situação, antes de finalizar o backup, você pode excluir todos os arquivos que estão na pasta public_html, deixando-a vazia. Mas, não recomendamos que você faça isso se não tiver conhecimento do que está fazendo.

Observe que, após realizar o 1º passo, o seu arquivo de backup já está dentro do diretório do seu domínio no Gerenciador de Arquivos do DirectAdmin. Portanto, clique com o botão direito sobre ele.

Clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo de backup

Em seguida, seleciona a opção “Extrair“.

Clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo de backup e selecionando a opção de extrair para realizar a recuperação do backup

Agora basta manter o caminho (path) conforme o caminho do seu domínio e manter selecionado os arquivos de backup. Por fim, clique sobre o botão “extrair“.

Configurando o backup e selecionando a opção de extrair para realizar a recuperação do backup no DirectAdmin através do Gerenciador de Arquivos

Pronto! Agora você acaba de recuperar os seus arquivos do Backup no Direct Admin utilizando o Gerenciador de Arquivos!

Como Fazer o Backup do Banco de Dados no DirectAdmin

Você já aprendeu como fazer o backup dos seus arquivos. Entretanto, se você utilizar um site dinâmico, ou algum sistema, é muito provável que você faça o uso de banco de Dados. Um exemplo claro disso são Sites feitos em WordPress, pois eles armazenam os dados dinâmicos dentro de um banco de dados. Portanto, tão importante quando fazer o backup dos seus arquivos é manter também o backup do seu banco de dados.

Há duas formas de fazer isso no DirectAdmin, você pode utilizar o cliente de banco de dados phpMyAdmin, ou utilizar o próprio Gerenciamento MySQL do DirectAdmin para isso.

Como Fazer o Backup do Banco de Dados utilizando o Gerenciamento MySQL do DirectAdmin

O DirectAdmin disponibiliza uma forma bem simples de gerenciar seus Bancos de Dados MySQL, através da ferramenta de Gerenciamento MySQL. Dessa forma, você pode criar, restaurar, otimizar, excluir bancos de dados e outras funções utilizando essa ferramenta. Portanto, vamos utiliza-lo para realizar nosso backup da base de dados!

Portanto, no menu lateral do DirectAdmin, busque pelas opções de “Gerenciamento de Conta

Selecionando a opção "gerenciamento de conta" no painel lateral do DirectAdmin

Em seguida, basta selecionar o “Gerenciamento MySQL“.

Selecionando a opção "gerenciamento MySQL" no painel lateral do DirectAdmin

Na tela do Gerenciamento MySQL do DirectAdmin, você pode conferir seus bancos de Dados e administra-los de forma simples.

Tela inicial do painel do Gerenciamento MySQL do DirectAdmin

Para poder realizar o backup, primeiramente, clique sobre o botão com o símbolo “+” para selecionar mais opções.

Clicando sobre o botão de "Mais Opções" do Banco de Dados no Gerenciamento MySQL

Em seguida, observe que aparecerá uma tela modal com 3 opções. Você pode escolher fazer o download no formato .GZ ou .SQL. Portanto clique sobre “download as GZ” ou “Download as SQL“.

Modal de mais opções, clique em "download as GZ" ou "Download as SQL".

Pronto, seu arquivo de backup do banco de dados será baixado na sua máquina, agora basta armazena-lo em local seguro!

Como restaurar meu Backup através do Gerenciamento MySQL do DirectAdmin

Para recuperar seu banco de dados com as informações de um backup anterior, através do gerenciamento MySQL é bem simples!

Antes de fazer o backup, é necessário que você já tenha um banco de dados criado. Portanto, caso esteja sem nenhum banco de dados na sua hospedagem, crie um.

Em seguida, basta clicar sobre “upload backup” no menu à direita.

Clicando sobre a opção "Upload Backup" no Gerenciamento MySQL do DIrectAdmin

Na tela modal, selecione o banco de dados que será realizado o backup. Faça o upload do arquivo salvo anteriormente, no formato .gz ou .sql. Portanto, basta arrastar o arquivo até o modal, ou seleciona-lo manualmente. Além disso, você também pode permanecer com os dados de login utilizados no banco de dados ou alterar os dados de login.

Modal de Backup do Gerenciamento MySQL

Por fim, basta clicar em “upload“!

Finalize o backup clicando sobre o botão "Upload"

Pronto, você acaba de restaurar o seu Backup utilizando o Gerenciamento MySQL do DirectAdmin!

Como Fazer o Backup do Banco de Dados no DirectAdmin com phpMyAdmin

O cliente de banco de dados mais utilizados na web é o PHPMyAdmin. Com ele você pode administrar seus bancos de dados MySQL ou MariaDB!

Inicialmente, acesse o seu painel DirectAdmin. Em seguida, no menu lateral, acesse “recursos extras“.

Selecionando a opção Recursos Extras no Painel Lateral do DirectAdmin

Posteriormente, selecione a opção “phpMyAdmin” e você será redirecionado para o painel do phpMyAdmin.

Selecionando a opção phpMyAdmin no Painel Lateral do DirectAdmin

Realize o login com seu Usuário e Senha do Banco de Dados. Em seguida clique sobre a opção “Exportar“.

Clique em Exportar no PHPMyADMIN

Na nova página, você pode escolher a opção de exportação rápida ou personalizada. Portanto, se você possui conhecimento de banco de dados, pode optar pela segunda opção, caso contrário prossiga com a rápida. Vale ressaltar que, se você quiser, pode selecionar um modelo para exportação, mas, se é a primeira vez que está fazendo isso, provavelmente você não possui nenhum modelo salvo.

Também será necessário escolher um Formato. Recomendamos manter como SQL. Por fim, basta clicar em executar, e logo em seguida será solicitado para você fazer o download de um arquivo.

Criando um Backup do Banco de Dados

Pronto, esse arquivo é o seu arquivo de recuperação, ou seja, o arquivo de Backup do seu Banco de Dados!

Recuperando meu Banco de Dados pelo PHPMyAdmin

Agora que você já sabe como criar o seu backup pelo PHPMyAdmin do DirectAdmn, vamos aprender então como restaura-lo.

Acesse o PHPMyAdmin e faça o login, conforme explicado anteriormente. Em seguida clique na opção de “Importar“.

Importar Banco de Dados no PHPMyAdmin

Na nova página, em “Ficheiro a importar“, selecione a opção “localizar” e selecione o arquivo que você criou na etapa anterior, ou seja, seu arquivo de Backup.

Caso tenha conhecimento, pode configurar as demais opções, ou então mantenha-as como o padrão e clique sobre “Executar“.

Importar Banco de Dados no PHPMyAdmin

Pronto, agora você aprendeu como recuperar o Backup do seu Banco de Dados utilizando o phpMyAdmin do DirectAdmin!

Conclusão

Com os passos ensinados nesse tutorial, você aprendeu como criar e recuperar um backup no directAdmin utilizando o Gerenciador de Arquivos! Além disso, aprendeu duas formas de criar e restaurar backup do Banco de Dados, seja com o Gerenciador MySQL do próprio DirectAdmin ou com o PHPMyAdmin!

Portanto, não há mais desculpas para ficar sem backup! Manter um backup é muito importante e pode evitar que você tenha problemas futuros! Então faça os passos ensinados aqui, e mantenha sempre uma cópia do seu Backup guardada em segurança!

Este artigo foi útil?

Obrigado pela resposta!
Rafael Marques

Rafael Marques

Especialista em Desenvolvimento Web e Marketing. É apaixonado por tecnologia, empreendedorismo, audiovisual e animais. Em sua carreira, dedica-se ao empreendedorismo, além de atuar como Desenvolvedor Fullstack e redator técnico. Gosta de usar seu tempo livre para assistir a filmes, jogar, escrever, e passar um bom tempo brincando e mimando seus animais de estimação.

Contato: rafael.blog@homehost.com.br

Ganhe 30% OFF

Indique seu nome e e-mail,e ganhe um cupom de desconto de 30% para sempre na Homehost!